[História Com Artes] Colunas Gregas

Olá a todos!!!!

No post desta semana vamos falar sobre as Colunas Gregas e suas Ordens. Primeiramente, o que são ordens?

Dentro da arquitetura, podemos chamar de ordens todos os fatores que dão característica a um elemento de uma determinada época, um determinado movimento artístico, etc….

Neste post vamos falar das ordens gregas que davam o estilo arquitetônico as colunas.

São elas: Dóricas, Jônicas e Coríntias (vale ressaltar que estas não são as únicas, existindo ainda a ordem Toscana e a Compósita, que são, porém, da arquitetura Romana).

É importante também saber por que as colunas são um objeto de estudo (considerado por mim como muito legal) importante dentro da História da Arte.

As colunas eram um elemento fundamental na arquitetura geral dos antigos impérios, desde os tempos do Egito antigo temos a presença de colunas e colunatas como elementos tanto arquitetônicos quanto decorativo.

Como vamos ver mais a frente nas descrições detalhadas de cada Ordem, no inicio as colunas tinham um papel mais funcional do que decorativo, sendo trabalhada aos poucos, esta decoração dos elementos que integram a estrutura de uma coluna.

Dadas as explicações iniciais, vamos agora, descrever cada Ordem:

1- Ordem Dórica

Esta ordem é a mais simples de todas.

Nesta ordem a coluna começa direto do piso onde esta colocada não havendo nenhum tipo de base para sua colocação:

 

Como se pode notar na imagem ao lado, o Fuste, que é a maior parte da coluna que fica entre a base (no caso ausente) e o capitel, começa diretamente da estilóbata, o último degrau da construção.

Capitel:

O capitel é um dos elementos que mais diferencia as Ordens.

Na ordem DÓRICA ele se apresenta muito simples de forma lisa e sem nenhuma decoração, em forma geométrica chamada de Ábaco.

A última característica muito Marcante desta ordem é a falta de elementos decorativos na arquitrave, que por sua vez, é a estrutura disposta na horizontal que se apóia sobre o Capitel. A Ordem Dórica era muito empregada em templos asculinos por sua estrutura bruta e de Circunferencia maior que a Jônica.

Exemplo de Coluna Dórica com destaque para o capitel deficiente de ornamentações

2-Jônica

A ordem Jônica foi desenvolvida quase que ao mesmo tempo em que a Dórica porem é totamente diferente da anterior.

 

A começar pelo Fuste que agora é apoiado não diretamente na estilóbata, mas sim em uma base decorada, normalmente ao mesmo estilo da arquitrave.

O fuste também perde diâmetro e ganha tamanho na Vertical ficando mais ”magrinho”, mudança que dava um ar mais delicado a peça.

Por isso era empregado em templos dedicados ao feminino.

O capitel recebe nesta Ordem uma característica muito singular em forma circular (Voluta) que se apresenta em ambos os lados unindo-se pelo meio.

O Ábaco entra como elemento puramente arquitetônico para evitar o peso de todo o entablamento (toda a parte superior a partir do Capitel) sobre o Capitel Ornamentado.

Como já disse a arquitrave acompanhava o motivo da base,  sendo este motivo esculpido ininterruptamente por toda a arquitrave.

uma coluna Jônica com capitel caracteristico e arquitrave decorada contínua

3- Coríntia

A ordem Coríntia é a mais Decorada e elaborada de todas as três:

A base era decorada com formas arredondadas e tinha um tamanho em comprimento maior que as outras.

O fuste era 11 vezes maior que a circunferência, e tinha uma característica luxuosa.

Mas o grande destaque da Coluna Coríntia é o seu Capitel.

O capitel tinha inspiração da flor Acanto.

Sendo assim, o escultor adornava toda a circunferência do capitel com flores de Acanto muito belas que se curvam nas pontas e eram arrematadas pela característica herdada da Jônica, as Volutas.

E por Fim, a arquitrave, que era composta pela sobreposição de três tablados dispostos do menor para o maior, dando um efeito de aumento do entablamento.

notem a riqueza de detalhes e esculturas na Ordem Corintia

Agora uma seleção de imagens para compararmos:

Técnico em Turismo formado pelo Colégio Realengo, Graduando em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atua desde 2010 na Divisão Educativa do Museu Histórico Nacional/IBRAM/MINC. Escreve para a coluna ‘’ História com Artes’’.

7 thoughts on “[História Com Artes] Colunas Gregas

  1. Lucas,

    gostaria que vc me ajudasse a detalhar a fachada do CLUBE NAVAL – CENTRO – RJ, pois será objeto de avaliação do meu curso de guia de turismo.
    Obrigada,
    Cristiane

    • Prezada Cristiane,

      Por gentileza, entre em contato pelo email: cubamartins@bol.com.br, para que você possa me explicar melhor o objetivo de seu trabalho e quais são suas dúvidas.

      Agradecemos a visita ao OC e também a escolha para que possamos ajuda-la em seu trabalho.

      Att;

      Lucas Cuba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>